top of page

Telecine lança campanha 'Filmes para Sentir' com curadoria que proporciona alívio emocional

Depois de identificar que os consumidores desejam ter controle sobre as sensações na hora do entretenimento, marca inaugura nova sessão nos canais da TV paga


PUBLICADO POR LIPE JUSTINO
(Foto: Divulgação)

O Telecine lança, hoje (15), a campanha 'Filmes para Sentir', que aposta na curadoria para proporcionar conforto, alívio emocional e controle da ansiedade aos espectadores. A marca diz quais tipos de emoção cada filme desperta no público e, dessa forma, seus assinantes podem escolher como querem se sentir antes de decidirem o que vão assistir na TV ou no streaming. O ponto de partida para o conceito da campanha foram pesquisas de comportamento encomendadas pelo Telecine, que identificaram nos consumidores de filmes um desejo de controle sobre os sentimentos nos momentos de entretenimento.


A campanha traz um vídeo que será apresentado nos cinemas, nos Canais Globo e no YouTube, além da veiculação da mídia Out of Home em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com cerca de 30 segundos, a peça institucional traz um compilado de cenas dos filmes em destaque na programação e das emoções que permeiam a experiência do espectador durante a exibição, como 'Instinto Materno', em que o sentimento predominante, segundo avaliação do time de curadoria do Telecine, é de 'surpresa' ao final da narrativa.


Outros longas e sensações ilustram a campanha de marca, como 'De repente, Miss!' (alegre) e 'Garra de Ferro' (emocionado). As emoções usadas para classificar os filmes (apaixonado, relaxado, alegre, eletrizado, surpreso, emocionado, intrigado, nostálgico, assustado) também podem ser encontradas em listas no catálogo do streaming, disponíveis no Globoplay e Prime Video Channels. 


A campanha também terá um painel no Youpix Summit, principal evento de criadores de conteúdo da América Latina, em que Ana Beatriz Parente, gerente de marketing do Telecine, e os influenciadores Thiago Guimarães (@orathiago) e Marcio Paulo (@umfilmemedisse) apresentam e debatem os resultados das pesquisas de comportamento que inspiraram a criação da campanha e da sessão ‘Filme para Sentir’. A mesa será no dia 22 de outubro, às 15h55.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


Nova sessão

Junto à campanha, o Telecine traz uma novidade para a programação dos canais de TV: a sessão ‘Filme para Sentir’, toda segunda-feira, às 22h, nos seis canais da marca. A nova faixa deixa claro para os espectadores quais emoções serão predominantes ao assistirem a um determinado título — funcionando como um ‘spoiler emocional’.


Pesquisas

Encomendadas pelo Telecine e desenvolvidas pelo Coletivo Tsuru, Umanità e Instituto Quantas, as pesquisas 'Gêneros e Emoções', 'Jornada do Consumidor de Filmes' e 'Filmes e Séries: o protagonismo do tempo' analisam de que formas assistir a um filme ou série pode oferecer alívio emocional e controle da ansiedade aos consumidores, principalmente no contexto de aumento dos níveis de estresse da população brasileira* após a pandemia de Covid-19, que gerou um consumo excessivo de telas e impulsionou o estado de hiperconectividade. No comparativo entre diferentes formatos de entretenimento (filmes, séries, notícias, programas de TV, esportes, novelas e reality shows), os filmes levaram a melhor, com 97% dos entrevistados** afirmando que assistem a pelo menos uma produção fílmica por semana. 


Entre os benefícios de filmes para o controle de ansiedade, os consumidores declararam preferência pelo formato por apresentar, a curto-prazo, narrativas com começo, meio e fim; ao contrário de uma série, por exemplo, que exige uma dedicação maior de tempo para concluir. Outra diferença apontada pela pesquisa é que muitos sentem que filmes são mais focados na trama, enquanto nas séries a ênfase está nos personagens, que vivem diversas histórias em diferentes arcos narrativos ao longo da trama. Dessa forma, a percepção geral é de que séries estão mais conectadas com a realidade, enquanto filmes são uma fuga desta.


Para a maioria dos respondentes da pesquisa, os filmes proporcionam uma oportunidade para desconectar-se das preocupações diárias e explorar emoções de maneira confortável, através de histórias que permitem uma forma de relaxamento e ajudam as pessoas em seus desafios internos com uma perspectiva renovada. Nesse contexto, Daniela Evelyn, head de inteligência de mercado do Telecine, conta que 74% dos entrevistados afirmam que assistir a um filme traz uma sensação similar à de fazer uma sessão de terapia. 


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

"O estudo nos levou a perceber que o filme reforçou seu lugar como momento de fuga da realidade, em meio a uma transformação digital que foi responsável por um avanço de 10 anos em menos de dois anos de isolamento. É importante entender como esse contexto de aceleração tecnológica sem precedentes influencia nosso comportamento e nossas escolhas. Assistir a um filme, hoje, vai além do simples entretenimento, é um momento de introspecção e renovação em que a arte oferece um espaço para o espectador se desligar temporariamente das demandas da vida diária".


A pesquisa completa está disponível para consulta na Plataforma Gente, da Globo.


*De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Com 26,8% da população diagnosticada com ansiedade, o problema é ainda mais grave entre jovens de 18 a 24 anos, em que a taxa sobe para 31,6%.


**A amostra total da pesquisa é de 1820 entrevistados.


Sobre o Telecine

O Telecine oferece um serviço 100% filmes, construído a partir de uma curadoria feita por pessoas que amam cinema e entendem o gosto do brasileiro. Disponível em streaming e nos canais de TV por assinatura, o catálogo do Telecine está recheado de preciosidades, que vão desde lançamentos a filmes amados que marcaram época. A marca aposta na capilaridade de distribuição e em parcerias, permitindo ao assinante acessar o acervo completo de filmes em diferentes telas, seja através de apps já conhecidos pelo público, como Globoplay e Prime Video, ou nas plataformas das operadoras de TV paga (Claro, Oi, SKY e Vivo).

Comments


LEIA TAMBÉM

MARVEL 85 ANOS.gif
bottom of page