Baseado em fatos, o longa foi definido pelo protagonista como o maior desafio da sua carreira e chega aos cinemas em 5 de setembro
Por LIPE JUSTINO
SILVIO: Filme sobre apresentador mais popular do Brasil ganha pôster e teaser inéditos com Rodrigo Faro (Foto: Divulgação)
Silvio Santos, o maior apresentador da televisão brasileira, terá sua história contada pela primeira vez nos cinemas em "SILVIO". Dirigido por Marcelo Antunez (“O Palestrante”, “Polícia Federal: A Lei é Para Todos”) e escrito por Anderson Almeida, o longa tem estreia marcada para 5 de setembro nos cinemas. Baseado em fatos reais e utilizando o sequestro que marcou o Brasil como fio condutor, o longa revela segredos e curiosidades por trás de uma das figuras mais icônicas do país, apresentando um Silvio Santos que as pessoas nunca viram.
"SILVIO" é protagonizado por Rodrigo Faro, que abriu uma exceção e voltou a atuar após 15 anos de hiato, apenas para este papel. O próprio ator, que teve a bênção de Silvio Santos para interpretá-lo, define o projeto como o maior desafio da sua carreira até hoje. No teaser inédito, Silvio aparece saudoso, na sala de sua casa, e conta para a fotografia de Manuel da Nóbrega - o homem que lhe deu sua grande oportunidade profissional e se tornou um amigo próximo - sobre seu dia, repleto de grandes emoções.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
“Interpretar o Silvio no cinema foi definitivamente o maior desafio da minha carreira até hoje. Ele sempre foi e é uma referência de comunicador para mim. Quando eu era pequeno e ia ao SBT fazer alguma participação no programa dele, ficava escondido na plateia, o vendo apresentar, e projetava que um dia eu pudesse estar no palco assim como ele, sendo um apresentador, um comunicador”, comenta Faro. “Depois que virei apresentador, tive a oportunidade de encontrar com o Silvio no palco de seu programa para receber por algumas vezes o troféu imprensa, e eu sempre tive a vontade de fazer alguma homenagem a ele. E agora estou tendo a oportunidade de fazer essa grande homenagem em vida - um filme sobre Silvio Santos para o Brasil e, por que não, o mundo todo ver e conhecer a história desse cara incrível! Estou muito feliz e ansioso com essa estreia. Foram 40 dias rodando o filme - mais de três horas de caracterização por dia - tudo isso simultaneamente com as gravações dos meus programas na Record. O resultado ficou lindo e emocionante. Espero que o Brasil receba esse filme com muito amor, porque Silvio Santos merece essa homenagem”, conclui Faro.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
O elenco conta ainda com nomes como Johnnas Oliva, como o sequestrador Fernando Dutra Pinto, Vinícius Ricci, Fellipe Castro, Polliana Aleixo, Adriana Lodoño, Ana Paula Lopez, Marjorie Gerardi, Duda Mamberti e Paulo Gorgulho. Com produção da Moonshot Pictures, Maristela Filmes, FJ Produções, DIS Group e coprodução da Paramount Pictures, o longa, distribuído pela Imagem Filmes, chega aos cinemas em 5 de setembro.
Sinopse
Além de felicidade, um baú também pode guardar muitos segredos. Baseado em fatos reais, Silvio Santos (Rodrigo Faro) relembra sua história de vida e revela acontecimentos dos bastidores que nunca foram mostrados. Durante o sequestro que marcou o Brasil, o apresentador precisa lutar para proteger sua família e seu legado enquanto encara de frente um dos momentos mais desafiadores da sua vida.
Ficha técnica
Duração: 1h52 minutos
Direção: Marcelo Antunez
Produtores: Roberto d’Avila, Marco Audrá, Fabio Golombek, Ricardo Scalamandré
Produção Executiva: Suraia Lenktaitis
Roteiro: Anderson Almeida
Tratamento estrutural de roteiro: Newton Cannito
Colaboração de roteiro: Ana Luiza Savassi, Cadu Machado, Juliana Koch, Ricardo Inhan
Direção de Fotografia: Uli Burtin, ABC
Direção de Arte: Antônio de Freitas
Direção de Produção de Elenco: Cássia Guindo
Montagem: Renato Lima
Figurino: Francine Marson
Chefe de Caracterização: Mari Figueiredo
Maquiagem: Fabi Akamine
Som direto: Marcelo Raposo
Design de Som: Luiz Adelmo, ABC
Trilha Sonora: Xuxa Levy
Produção: Maristela Filmes, Moonshot Pictures, FJ Productions, Dis Group.
Coprodução: Paramount Pictures
Distribuição: Imagem Filmes
Patrocínio: Sabesp, Raízen, EMS, Liquigás/Copa Energia
Apoiado pelo Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (PROAC)
Apoio: Quanta, Monstercam
Apoio: Spcine, Cidade de São Paulo (turismo), Proac - CultSP , Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas SP -- Gov, BRDE, Ancine, Ministério da Cultura.
Elenco: Rodrigo Faro, Johnnas Oliva, Vinícius Ricci, Fellipe Castro, Marjorie Gerardi, Eduardo Reyes, Bruna Aiiso, Duda Mamberti, Lara Córdula, Adriana Londoño, Polliana Aleixo. Ator convidado: Paulo Gorgulho.
Sobre o diretor
Diretor, roteirista e produtor, Marcelo iniciou sua carreira em meados da década de 90 como diretor de filmes publicitários para as maiores agências do país, vários deles premiados em festivais nacionais e internacionais.
Foi Diretor Assistente nos longas Até que a Sorte nos Separe 2 (2013), O Candidato Honesto (2014) e De Pernas pro Ar (2010).
Já como diretor, dirigiu grandes sucessos de bilheteria como Qualquer Gato Vira-lata 2 (2015), Um Suburbano Sortudo (2016), Até que a Sorte nos Separe 3 (2015), Polícia Federal - A Lei é para Todos (2017), onde, além de diretor, também foi colaborador no roteiro, O Palestrante (2022), pelo qual recebeu o Prêmio de melhor filme pelo júri popular no 22nd Brazilian Film Festival em Miami, Procura-se (2022 - HBO Max - primeiro lugar dos mais assistidos no Brasil e quarto no mundo), Silvio Santos - O Sequestro (Paramount / Imagem) - filme sobre o sequestro do apresentador Silvio Santos - lançamento em 2024, Rodeio Rock (comédia romântica protagonizado por Lucas Lucco e Carla Diaz, lançado em outubro de 2023) e Jardim dos Girassóis (drama/suspense, com Rodrigo Lombardi e Fernanda Vasconcellos, lançamento no 2º semestre de 2024) que, além de diretor, também foi roteirista.
Como produtor, realizou junto com Roberto Santucci, o longa-metragem Alucinados (vencedor dos prêmios de Melhor Filme, no Festival de Cinema Brasileiro de Madri, de Melhor Filme - Voto Popular, no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, prêmio de Melhor Filme - Voto Popular, no Festival de Paulínia e prêmio de Melhor Ator no Festival do Paraná).
Comments