Programa visita as Cataratas Do Iguaçu e conhece ações para a preservação da biodiversidade na região
PUBLICADO POR LIPE JUSTINO
"Repórter Eco" estreia série sobre Foz do Iguaçu e suas belezas naturais, neste domingo (4/8), na TV Cultura (Foto: Reprodução)
Neste domingo (4/8), no Repórter Eco, estreia uma série inédita de reportagens: Mata Atlântica no Sul do Brasil: Conexões com o Parque do Iguaçu, Vai ao ar a partir das 18h, na TV Cultura, com apresentação de Adele Santelli.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
A equipe, formada pela repórter Cláudia Tavares, o cinegrafista Euclides José e o auxiliar de câmera Erinaldo Clemente, viaja por Foz do Iguaçu, no Paraná, divisa do Brasil com a Argentina, para mostrar uma ilha de biodiversidade cercada por plantações de soja e milho. É o Parque Nacional do Iguaçu, conhecido pelas famosas cataratas. O programa apresenta um passeio que une a contemplação das corredeiras com educação ambiental.
O Parque Nacional do Iguaçu é mais conhecido por ser a casa de uma das sete maravilhas naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Mas, além desse que é reconhecido como um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o parque também protege outro tesouro: o maior reduto da Onça Pintada na Mata Atlântica.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
As reportagens destacam a rica biodiversidade que resiste na área protegida. Os pesquisadores do projeto "Onças do Iguaçu" mostram os esforços para manter a população da espécie ameaçada de extinção, um dos símbolos da fauna brasileira. Neste caso, o trabalho conjunto com os produtores rurais para restauração da mata atlântica é fundamental.
Para que os animais do parque sobrevivam, o esforço envolve a participação de organizações não governamentais como o WWF Brasil e o Mater Natura - instituto de estudos ambientais. Iniciativas como o projeto "Reconecta Paraná" podem melhorar o ganho econômico das famílias. As ações são essenciais no enfrentamento das mudanças climáticas e para manutenção da qualidade da água.
Comments