Netflix faz história com "Senna" e transforma vida do piloto em prêmio internacional
- há 10 horas
- 2 min de leitura
Produção brasileira supera expectativas e fatura prêmio inédito no exterior.
Publicado por LIPE JUSTINO

Créditos: Foto Divulgação / Netflix Brasil
Neste domingo (27), durante cerimônia realizada em Madri, na Espanha, a minissérie Senna, da Netflix, foi premiada na categoria de Melhor Criador de Série no Prêmios PLATINO 2025. O reconhecimento consagrou o trabalho dos roteiristas e diretores Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patrícia Andrade.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
Além da vitória principal, a produção concorreu em outras três categorias: Melhor Minissérie ou Telessérie de Ficção ou Documentário, Melhor Interpretação Masculina em Minissérie, com Gabriel Leone no papel de Ayrton Senna, e Melhor Interpretação Coadjuvante Masculina em Minissérie, com Hugo Bonemer como Nelson Piquet.
Lançada em 2024, Senna retrata a trajetória do tricampeão mundial de Fórmula 1, desde seus primeiros passos no kart até o trágico acidente em Ímola, na Itália. Ao longo de seis episódios, a produção mergulha nos bastidores da vida pessoal e profissional do piloto, desvendando suas conquistas, dilemas e paixões.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
A série, realizada pela Gullane em parceria com a Senna Brands e com o apoio da família do piloto, chegou a liderar o Top 10 Global da Netflix para séries de língua não inglesa. “Queríamos mostrar Ayrton como o ser humano que ele foi, com suas alegrias e suas contradições,” afirmou Vicente Amorim, diretor-geral e showrunner da obra.
O roteiro é assinado por Gustavo Bragança (roteirista-chefe), Álvaro Campos, Gustavo Bragança, Rafael Spínola, Thais Falcão e Álvaro Mamute. A direção é dividida entre Vicente Amorim e Julia Rezende.
A premiação marca mais um passo importante na internacionalização de produções brasileiras de ficção, embora também gere discussões sobre o crescente domínio da Netflix em eventos latino-americanos de premiação.
Comments