Com depoimentos comoventes, a docussérie mostra as consequências das más práticas de Christopher Duntsch, o neurocirurgião que mutilava seus pacientes
PUBLICADO POR REDAÇÃO
(Foto: Divulgação)
Universal+, o serviço streaming da NBCUniversal, , anuncia a estreia exclusiva na América Latina de DR. DEATH: A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA em 7 de agosto.
DR. DEATH: A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA é o complemento ideal para aqueles que encontraram na primeira temporada de DR. DEATH um relato envolvente ancorado no gênero "true crime", já que é possível ouvir relatos comoventes em primeira pessoa das vítimas de Duntsch, que foi uma verdadeira eminência da medicina em Dallas, Texas, até que sua conduta como profissional veio à tona e horrorizou pacientes e colegas de profissão.
A nova produção documental de quatro episódios tem como ponto de partida as práticas letais do médico Christopher Duntsch, interpretado por Joshua Jackson (Dawson's Creek, The Affair) na primeira temporada de DR. DEATH, e que teve sua segunda temporada em maio de 2024, com Edgar Ramírez (The Undoing, Gianni Versace: American Crime Story) dando vida ao médico italiano Paolo Macchiarini.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
Sob direção de Sara Mast, os quatro episódios trazem entrevistas de sobreviventes que compartilham suas duras experiências ao serem operados por Duntsch, além de relatos de mulheres que questionaram a linguagem pouco profissional que o médico usava no centro cirúrgico, gerando um desconforto abordado com detalhes na docussérie.
Por outro lado, os problemas de dependência que o médico tinha e como ele não os ocultava no âmbito profissional também são expostos por seus colegas nesta inquietante produção. “Ninguém cita como ele falava em uma sala de operações, isso simplesmente não se faz”, conta uma médica neste documentário. Também foram entrevistados os advogados que detalham como foi conduzido o processo judicial contra esse homem que mutilava seus pacientes, mas continuava trabalhando apesar da má conduta profissional.
Produzida por Morgan Feldhamer, Priya Hubbard, Mary Sheibani e Scott Silbor, DR. DEATH: A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA é um registro sem concessões da ação imprudente de Duntsch. Embora o médico tenha sido condenado, os sobreviventes asseguram em seus relatos estarrecedores que continuam lutando contra os efeitos dessas intervenções às quais se submeteram devido à confiança que haviam depositado nesse cirurgião, considerado brilhante, mas que escondia um lado obscuro e perverso.
OS DEPOIMENTOS MAIS FORTES DO DOCUMENTÁRIO
Ao longo de quatro episódios de DR. DEATH: A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA, os pacientes de Duntsch que sobreviveram às suas práticas contam os detalhes das sequelas que trazem em seus corpos:
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
“Foi como uma bomba explodindo em minhas costas”, lembra uma das pessoas que procurou o neurocirurgião para aliviar a dor. Contrariando todas as possibilidades, o homem deixou a sala de cirurgia com consequências inimagináveis e com uma dor mais forte que antes, da qual ele ainda está se recuperando.
“Se não podemos confiar em nosso próprio médico, em quem confiaremos? Nos dizem para não fazermos mal a ninguém, mas encontramos um serial killer entre nós”, questiona um profissional médico que dá depoimento ao documentário e enfatiza como o comportamento persuasivo de Duntsch foi o que o levou a atrair pacientes que não duvidavam de sua capacidade como profissional.
“Christopher Duntsch deixou seu melhor amigo tetraplégico”. – Esse caso também é revelado na produção em que se ouve o relato de paciente que confiou no médico para uma intervenção complexa mas o cirurgião acabou danificando irreversivelmente sua medula espinhal. O paciente presta seu depoimento para esta série documental que, junto com a primeira temporada de Dr. Death, completa o quebra-cabeça sobre quem era aquele homem sem escrúpulos, por muito tempo apoiado por um sistema que deu as costas às vítimas.
A série de antología de DR. DEATH é baseada em um podcast da Wondery que se concentra na negligência médica. A primeira temporada registrou as práticas do neurocirurgião texano Christopher Duntsch, e a segunda, as do italiano Paolo Macchiarini, condenado após tirar a vida de sete pacientes pela aplicação de traqueias sintéticas.
A série completa também pode ser encontrada no catálogo Universal+ pelas plataformas Prime Video e Claro TV+.
Comments